sexta-feira, 23 de abril de 2010

Certificados de participação no Congresso Regional de Sociologia em setembro 2009 BH

Companheiros,
é com grande satisfação que informo que por fim, os certificados do CRCS e CRS ficaram prontos e em breve todos receberão.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Informação sobre CNPJ do Sindicato dos Sociólogos de MG

Companheros,Com grande alegria nos foi apresentado ontem em reunião, por Darci, o nosso CNPJ!!

Motivo para comemoração por mais essa conquista!!!!

Para conhecimento de tod@s os que não puderam participar da primeira reunião ordinária do Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais, ocorrida ontem, estamos enviando em anexo o documento.

A Ata seguirá brevemente e nela consta o registro de tal documento e também o planejamento da solenidade de posse do nosso Sindicato.

Ressaltando a tod@s que está a encargo do professor Moisés a criação e moderação do BLOG e do grupo de discussão do SINDS, pois ele como vice-diretor de Comunicação do SINDS, conforme rege o estatuto, assume a vaga de Diretor de Comunicação que teve sua vacância recente com a saída de Miele.

Atenciosamente,

Diretoria

MQSS-MG

--- Em qui, 25/3/10, Glaucia Teixeira escreveu:


De: Glaucia Teixeira
Assunto: CNPJ
Para: mqss_mg@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 25 de Março de 2010, 20:23

Informe importante sobre Tipificaçãodos serviços sócio-assistenciais

Meus Caros

Caso tenham disponibilidade de verificar a Resolução do Conselho Nacional de Assitência Social - CNAS nº 109 DOU em 11 de novembro de 2009 (vejam no meu site caminho http://sites. google.com/ site/ricardoarti gosetextos/ Home/estudos- de-conjuntura? pli=1 ) vão notar que na descrição da maioria dos serviços ofertados na área da Assistência Social, consta as atividades:

- Estudo social e
- Diagnóstico socieconômico

Desta forma, acredito que devemos enviar outro ofício ao MDS, CNAS e CONGEMAS mencionando a Resolução 109 orientando esses órgãos que nós sociólogos, por força da lei que cirou nossa profissão 6888/80, somos os mais capacitados para realizar tais atividades.

abs e Bjs,


Ricardo Antunes de Abreu
Sociólogo (Mtb 1.560) e
Especialista em Gestão Pública
Prefeitura de Guarulhos
e-mail com: ricardoabreu@ guarulhos. sp.gov.br
e-mail pessoal.: ricbambambam@ uol.com.br
Cel.: 11 8109-7614
Vice Pres. Sind. dos Sociólogos SP - SINSESP
www.sociologos. org.br
Secretário de Relações de Trabalho da Federação Nacional dos Sociólogo - FNS
www.fns-brasil. org
Visite meu site: http://sites. google.com/ site/ricardoarti gosetextos/
Coordenador da Associação Virtual dos Sociólogos - AVISO - http://groups. google.com. br/group/ avisoc?hl= pt-BR

Ata reunião MQSSMG 16/11/09

Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 16 de novembro de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de: Gláucia Teixeira Chaves, Darci A. da Silva, Miéle Pereira Ribeiro, Márcio C. Gonçalves, Silvia M. Pereira e José Jésus Gomes de Araújo. Pauta: conforme previsto anteriormente, esta será a última reunião ordinária da Associação MQSS/MG no ano de 2009 e, portanto, serão definidas ações e encaminhamentos visando a solução de pendências ainda restantes e o agendamento da primeira reunião de 2010. Gláucia inicia fazendo a leitura do Relatório de Atividades da atual gestão da Associação MQSS/MG elaborado por ela, evidenciando todas as conquistas alcançadas pela Associação MQSS/MG durante o último ano, principalmente após a atribulada renúncia coletiva da diretoria eleita em novembro de 2008, a posse da atual diretoria provisória da associação MQSS/MG e as ações que culminaram na reativação do Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais - SINDS/MG. Silvia relata o envio por e-mail dos balancetes atinentes às despesas do Iº CRS e Iº ERCCS, bem como os gastos com o SINDS/MG, tais como atas e estatuto. Após deliberação, fica definido que os gastos serão contabilizados e quitados separadamente, respeitando-se a organização das entidades. É feita a leitura e assinatura das atas de reuniões anteriores da Associação MQSS/MG. Gláucia enviará por e-mail os dados bancários do prof. Jésus. Silvia e Márcio ficam encarregados de elaborar e enviar os respectivos Relatórios de Atividades da atual gestão da Associação MQSS/MG. Silvia fica encarregada de elaborar e enviar banco de dados com todos os contatos efetivados durante a realização dos eventos. Gláucia e Miéle ficam encarregadas da elaboração e envio dos certificados a todos os participantes dos eventos. A data da primeira reunião da Associação MQSS/MG em 2010 será definida após o recesso de final de ano. Sem mais a tratar eu, Márcio César Gonçalves, lavrei esta ata

Ata reunião MQSSMG 13/10

Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 13 de outubro de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de Darci A. da Silva, Dalma Veiga, Miéle Pereira Ribeiro, Márcio C. Gonçalves e Silvia M. Pereira. Pauta: Assembléia e encaminhamentos; outros assuntos. As sociólogas Dalma e Miéle recebem as boas vindas de todos e são colocadas a par dos trabalhos da associação MQSS-MG e da Comissão Pró Reativação do SINDS-MG. Darci relata a publicação do edital de convocação da assembléia de reativação do SINDS-MG no jornal Hoje em Dia e na Imprensa Oficial de MG, para o dia 19/10/2009, segunda-feira, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais – SJP/MG, às 19:00. Silvia informa que fará a divulgação do edital de convocação no blog do MQSS-MG o mais breve possível, visando garantir a maior transparência e publicidade do processo. Da mesma forma, será enviada mensagem eletrônica para todos os sociólogos constantes do banco de dados da associação MQSS-MG informando e convocando para a assembléia. Darci aborda a necessidade de se compor uma junta eleitoral durante a assembléia, pois existe a possibilidade de disputa eleitoral. Márcio propõe o nome do prof. José Jésus, Silvia propõe o nome do prof. Romeu Sabará e Darci propõe o nome de Edna Amaral. Todos deverão ser consultados antecipadamente. Sem mais a tratar eu, Márcio César Gonçalves lavrei esta ata.

Ata da reunião do MQSSMG 05/10/09

Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 05 de outubro de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de Gláucia T. Chaves, Jefferson Fernandes e Silva, Carlos Ribeiro Gomes, Luciano Alves Gomes, Darci A. da Silva, Márcio C. Gonçalves e Silvia M. Pereira. Gláucia apresenta procuração do prof. José Jésus justificando sua ausência e nomeando-a sua representante nesta reunião. Pauta: Avaliação do CRS e ERCCS; encaminhamentos e outros assuntos. Gláucia inicia saudando, em nome da associação MQSS-MG, os sociólogos Carlos e Luciano, participantes dos eventos e que aceitaram o convite para conhecer o trabalho desenvolvido pela associação, compondo, inclusive, a Comissão Pró Reativação do SINDS-MG, sendo essa sua primeira reunião. Silvia faz a leitura de sua avaliação sobre os eventos, relatando que o número total de inscritos aos eventos girou em torno de 117 pessoas e a presença total diária foi por volta de 68 pessoas, a cada turno. Márcio salienta a necessidade de fazer a costura política sobre os acontecimentos, tendo em vista, principalmente, a realização de assembléia para reativação do SINDS-MG. Gláucia e Darci se prontificam em realizar pesquisa documental junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, de toda a documentação existente do referido sindicato junto aquele órgão. Gláucia e Darci também se prontificam a realizar pesquisa orçamentária de publicação dos editais para a assembléia de reativação do SINDS-MG, encaminhando-os a FNS. Gláucia registra o arquivamento das notas fiscais referentes à realização dos eventos, lembrando que o valor total será aferido após a apuração de todas as contribuições. Carlos e Luciano se prontificam em compartilhar o banco de dados de sociólogos que dispõem, acrescentando os dados dos membros da diretoria da associação MQSS-MG a página do Orkut de seu grupo de trabalho. Como local e data para a realização da assembléia de reativação do SINDS-MG, é sugerido o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais – SJP-MG, tendo o dia 17 de outubro, sábado, como referência. Sem mais a tratar eu, Márcio César Gonçalves lavrei esta ata.

Apresentação de contas do CRS e Sindicato

Associação Movimento pela questão Sindical em Minas Gerais

BALANCETE DO MÊS DE:
BALANCETE referente ao I CRS e I ERCCS

RECEITA: DESPESAS

Contribuição. Cont. extra Descrição
Presidente - - Arte Final - Fichas de Inscrição 02/09 50,00
Vice presidente - - Hiper cópias - Impressão Colorida e comum 03/09 10,80
Tesoureiro 90,00 - ECT - envio de cartazes Fac. 05/09 22,25
Vice tesoureiro - - Papelaria 08/09 6,35
Secretário - - ECT - Divinópolis 10/09 11,9
Vice secretário - - Coquetel 22/09* 270,00
1º Fiscal - - Aluguel de toalha de mesa 22/09 ** 20,00
2º Fiscal - - Fitas para filmagem 22/09 1/4 94,00
3º Fiscal - - Mestre de Cerimônia 25/09 200,00
Contribuição de Shirley Jucimar 100,00 - ECT 08/10/07 12,80
Contribuições espontâneas de Miriam e Vanessa 40.00 - Cartório Jero Oliva 25/09 71,94
- - Cartório 2º Ofício 29/09 14,43
- - Ligações para celuraress FNS e afins -
Total 100,00 - TOTAL 784,47

SALDO ANTERIOR:......... -
RECEITA......................... 230,00
TOTAL............................. 230,00
DESPESAS..................... 784,47
SALDO............................ (554,47)

1) O valor correspondente a cada diretor do MQSS é de R$ 128,90 mais três parcelas de R$18,80 referente as fitas.

Silvia Mara Pereira



Despesas do Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais

15/out Aluguel de espaço para Assembléia 50,00
28/out Cópias de documentos 1,80
28/out Cópias de documentos 0,65
28/out Registro de Ata 173,55
16/nov Total 226,00

Obs.: Estas despesas foram realizadas por Darci, que deduzirá das despesas com o Congresso.

Ata do MQSSMG 21/09/09

Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 21 de setembro de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de Gláucia T. Chaves, Darci A. da Silva, Jefferson Fernandes e Silva, Márcio C. Gonçalves, Silvia M. Pereira, Gilmar Norberto Basso – SINDS-RS e FNS e Ricardo Antunes de Abreu – SINSESP e FNS. Gláucia apresenta procuração do prof. José Jésus justificando sua ausência e nomeando-a sua representante nesta reunião. Pauta: Organização e planejamento do CRS e do ERCCS e outros assuntos. Gláucia, em nome da associação MQSS-MG, inicia saudando os sociólogos Ricardo e Gilmar, representantes dos sindicatos do estado de São Paulo e Rio Grande do Sul e também da Federação Nacional dos Sociólogos - FNS, recém chegados a Belo Horizonte e que vieram participar dos eventos e ajudar nos seus últimos preparativos. A seguir, faz o relato das últimas atividades, destacando o contato com a UFMG sobre a contratação do mestre de cerimônia – Marlúcio. Silvia informa a participação nos eventos do vereador da cidade de Divinópolis, Edson José de Souza - PT/MG. O contato com o vereador foi feito pela socióloga Adriana Eva. São confirmadas as presenças do ministro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias e do deputado estadual André Quintão – PT/MG. Como atividade, Darci, Gláucia, Gilmar e Ricardo se disponibilizam em organizar, dividir e transportar o material enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, a ser distribuído durante os eventos. Sem mais a tratar eu, Márcio César Gonçalves lavrei esta ata.

Ata do MQSSMG 14/09/09

Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 14 de setembro de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de Gláucia T. Chaves, Silvia Mara Pereira, Jefferson Fernandes e Silva, Darci Alves da Silva e Márcio César Gonçalves. Gláucia apresenta procuração do prof. José Jésus justificando sua ausência e nomeando-a sua representante nesta reunião. Pauta: Organização e planejamento do CRS e do ERCCS, proposta da FNS para realização de assembléia e outros assuntos. Jefferson apresenta o crachá feito por ele e diz que fará 200 cópias como doação para os eventos. Silvia se disponibiliza a montar o banco de dados após Gláucia repassar todas as inscrições feitas e o modelo da ficha de inscrição. Gláucia registra chegada de material do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e apresenta notas fiscais no valor de R$ 71,94 relativos a gastos com a organização dos eventos. Darci aborda a proposta da FNS para realização de assembléia de reativação do SINDS-MG durante os eventos colocando que a considera precipitada e que deveríamos seguir com o planejamento traçado anteriormente. Após discutir o assunto, todos concordam. Check List: verificar auditório, equipamentos multi-mídia (Márcio), stands, contato com a imprensa local (Silvia), recepcionista, mestre de cerimônia, certificados (Gláucia), arranjo de mesa (Vanessa). Sem mais a tratar eu, Márcio César Gonçalves lavrei esta ata.

Ata MQSSMG 09/09/09

Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 09 de setembro de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de Gláucia T. Chaves, Luis Fernando de Barros Costa, Jefferson Fernandes e Silva e Márcio César Gonçalves. Gláucia apresenta procuração do prof. José Jésus justificando sua ausência e nomeando-a sua representante nesta reunião. Pauta: Organização e planejamento do CRS e do ERCCS e outros assuntos. Gláucia inicia fazendo um relato sobre diversos assuntos relacionados aos eventos. Luis questiona sobre a programação dos eventos, salientando a importância de termos uma definição o mais breve possível visando uma ampla divulgação dos mesmos. Márcio argumenta que as definições sobre a vinda de palestrantes e participantes para os eventos não acontecem simultaneamente, o que dificulta o fechamento da programação. Gláucia informa encaminhamento, via correio, de correspondência contendo ofícios de divulgação e convite para: UFU – Universidade Federal de Uberlândia, UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, UNIVALE – Universidade do Vale do Jequitinhonha – Colegiado do Curso de Serviço Social, CESUB – Centro de Ensino Superior de Uberaba. Jefferson se disponibiliza a confeccionar os crachás para os eventos. Márcio relata entrega de cartazes para divulgação dos eventos junto ao Instituto Metodista Izabela Hendrix – Colegiado do Curso de Serviço Social. Gláucia informa solicitação de ligação telefônica feita por e-mail pelo presidente da FNS – Federação Nacional dos Sociólogos, Manoel Matias, para tratar de assuntos pertinentes ao evento, ficando definido que Gláucia e Márcio fariam o contato solicitado. Sem mais a tratar eu, Márcio César Gonçalves lavrei esta ata.

Ata 31/08/09

Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 31 de agosto de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de Gláucia T. Chaves, Darci A. da Silva, Márcio C. Gonçalves e Silvia M. Pereira. Gláucia apresenta procuração do prof. José Jésus justificando sua ausência e nomeando-a sua representante nesta reunião. Pauta: Organização e planejamento do CRS e do ERCCS e outros assuntos. Tarefas: Darci se prontifica a fazer a entrega dos ofícios de solicitação de funcionários, serviços e hospedagem para três pessoas no Colegiado do Curso de Ciências Sociais – UFMG, bem como a entrega dos cartazes para divulgação dos eventos junto a FAFICH e a FAE – UFMG, em 01/09/2009. Gláucia relata recebimento de ofício com a confirmação da participação do deputado André Quintão – PT/MG nos eventos. O ofício-convite foi enviado por Adriana Eva. Silvia relata envio de e-mail contactando o prof. Juarez Dayrel – FAE-UFMG. Darci se prontifica a fazer pesquisa de orçamentos visando à publicação dos editais em jornais locais para a Assembléia Extraordinária do Congresso Nacional dos Sociólogos, solicitado pela FNS – Federação Nacional dos Sociólogos. Gláucia relata envio de e-mail de Alzirene sobre entrega de ofício-convite aos professores do Departamento do Curso de Ciências Sociais da UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros, para participação nos eventos. Silvia se prontifica a fazer divulgação dos eventos e a entrega de cartazes na SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social. Gláucia se prontifica a ir a PUC/MG verificar as solicitações já encaminhadas e fazer a entrega de cartazes. Márcio se prontifica a fazer a divulgação dos eventos e a entrega de cartazes na SMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Gláucia fará a ficha de inscrição para os eventos, enviando por e-mail a todos e para divulgação no blog do MQSS-MG. Sem mais a tratar eu, Márcio César Gonçalves lavrei esta ata.

Ata MQSSMG de17/08/09

Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 17 de agosto de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de Gláucia T. Chaves, Darci A. da Silva, Silvia Mara Pereira, Jefferson Fernandes e Silva, Luis Fernando de Barros Costa e Márcio César Gonçalves. Gláucia apresenta procuração do prof. José Jésus justificando sua ausência e nomeando-a sua representante nesta reunião. Pauta: Organização e planejamento do CRS e do ERCCS: divulgação dos eventos, divisão de tarefas e outros assuntos. Gláucia inicia fazendo breve relato sobre algumas tarefas cumpridas e outras que se encontram pendentes. Silvia faz o mesmo, sendo acompanhada por Márcio e Darci. Entre as tarefas listadas, destacam-se: contatos pessoais e telefônicos, envio de mensagens eletrônicas e levantamento de preços. Darci e Silvia se prontificam em ir a Faculdade de Educação da UFMG – Colegiado de Licenciatura do Curso de Ciências Sociais, na sexta-feira, 21/08/2009, para fazer a entrega de ofícios visando o convite para participação nos eventos. Gláucia e Jefferson se encarregam de participar de reunião junto ao CACS/UFMG na quarta-feira, 19/08/2009, às 11:00. Márcio fica encarregado de verificar os contatos do gabinete do deputado André Quintão – PT/MG, para, juntamente com Jefferson, entregar os ofícios visando o convite para participação nos eventos. Sem mais a tratar eu, Márcio César Gonçalves lavrei esta ata.