segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Simpósio de Psicologia em BH e o SUAS - inscrições gratuitas

Simpósio discutirá a Psicologia no SUAS

O Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais realizará, dentro da programação do IV Psicologia nas Gerais, o “Simpósio Mineiro de Psicologia no SUAS: Saberes e Práticas”. O Simpósio tem como objetivo promover a discussão sobre os saberes e as práticas da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social, visando criar referências para a prática e a formação profissional. O evento acontecerá no dia 28 de agosto, de 8 às 18h30, no teatro da Pontifícia Universidade Católica (Prédio 30) – campus Coração Eucarístico. O público alvo do evento tem caráter focalizante, abrangendo psicólogos e profissionais das ciências humanas que trabalham no SUAS. O evento contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, sr. Patrus Ananias.
Confira a programação!
Faça sua inscrição!

O SUAS e a Assistência Social

A Assistência Social foi consagrada como política pública, junto à Saúde e Previdência Social, na Constituição Federal de 1988 (CF-88), formando, assim, o tripé da Seguridade Social Brasileira. Diferentemente da Saúde, consagrada como direito universal para todos, a Assistência Social foi reconhecida como um direito universal para os que dela precisam. Em 2004, foi elaborada a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), instituindo um novo modelo de gestão, o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que veio a ser regulamentado em 2005, por meio da Norma Operacional Básica (NOB/SUAS).

O SUAS tem como objetivo regular e organizar as ações socioassistenciais, em todo o território nacional, visando concretizar as funções da assistência social: a proteção social básica e especial, a vigilância social, e a defesa dos direitos socioassistenciais, em conformidade com as chamadas “seguranças básicas”, contempladas na PNAS/2004: acolhida; renda; convívio familiar, comunitário e social; desenvolvimento da autonomia individual, familiar e social; e sobrevivência a riscos circunstanciais.

Na Política Nacional de Assistência Social, as ações deverão ser articuladas em duas dimensões: a assistencial e a socioeducativa. A dimensão assistencial refere-se ao apoio efetivo, através da potencialização da rede de serviços e do acesso aos direitos. A dimensão socioeducativa refere-se ao trabalho com famílias, grupos e indivíduos como “sujeitos sócio-culturais”, com suas histórias e projetos, com quem se desenvolve uma reflexão sobre seu cotidiano e suas formas de organização.

A Assistência Social também se divide em dois níveis de proteção social. (1) A proteção social básica objetiva o desenvolvimento das potencialidades e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários com vistas à superação de vulnerabilidades, decorrentes de pobreza, exclusão e violência social, bem como da fragilização dos vínculos afetivo-relacionais e de pertencimento social. (2) A proteção especial, dividida em média e alta complexidade, visa enfrentar situações de risco onde os vínculos foram seriamente ameaçados ou rompidos, visando restaurar direitos violados e oferecer condições dignas de vida.

Para realizar os seus objetivos, dentro de seus princípios e diretrizes, a PNAS reconhece a necessidade de uma metodologia interdisciplinar e intersetorial. Torna-se necessário articular diferentes saberes e práticas que possam contribuir para realizar os objetivos da grande área de atuação “política de assistência social”. Em uma abordagem onde são enfocados “vínculos”, “sujeitos”, “direitos”, “inclusão social”, “convivência familiar e comunitária”, “protagonismo”, dentre outros, é necessária a contribuição de diferentes disciplinas, como o serviço social, a psicologia social e a psicologia, a sociologia, as ciências políticas, a antropologia, a pedagogia, sempre articuladas e filtradas pelas necessidades do campo de aplicação, qual seja, a assistência social. Entretanto, esta articulação interdisciplinar ainda está por ser construída.

Embora o psicólogo já trabalhe nos serviços que compõem o SUAS há anos, o fato da NOB – RH/SUAS em 2006 o instituir como profissional da equipe básica dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro Especializado de Assistência Social e dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, tem proporcionado que mais psicólogos sejam contratados em todas as regiões de Minas Gerais e do Brasil.

Sendo assim o momento é oportuno para discutirmos as contribuições da Psicologia para a Política de Assistência Social, bem como as exigências do trabalho na Assistência Social para a formação constante do psicólogo. Assim também contribuímos na construção de práticas profissionais que efetivem direitos em direção a uma sociedade mais justa.

Enquete sobre hospedagem

Questão

Você, Sociólogo (a) de BH, tem disponibilidade para acolher (hospedar) outro sociólogo (a) por até quatro dias? Quantas pessoas? Qual sexo?

* Sim, uma pessoa, sexo masculino
* Sim, uma pessoa, sexo feminino
* Sim, uma pessoa, não importa o sexo
* Sim, mais pessoas, sexo masculino
* Sim, mais pessoas, sexo feminino
* Sim, mais pessoas, não importa o sexo
* Não

Em caso afirmativo, onde você reside? Qual meio de acesso?

Você pode alterar seu voto até que o moderador feche a enquete.

domingo, 16 de agosto de 2009

Reunião Ordinária

Título: Reunião Ordinária MQSS-MG

Data: Segunda-feira 17/8
Hora: 19:00 - 20:30 h

Local: Sala 1623, edifcio Maletta
Rua: Rua da Bahia, 1148, Ed. Maletta, Centro
Cidade Estado CEP: Belo Horizonte/ MG/ 30160011
Telefone: 9386-4423
Anotações: apreciação sobre os títulos da conferência e das mesas de debate do evento enviados pela FNS ao MQSS-MG; Divisão das tarefas para divulgação do evento; Lista dos nomes para entrega dos convites pessoalmente; Entrega pelos membros de suas tarefas já realizadas e deliberação de outras tarefas; Informes. Fichas de inscrição.

Atualização de Atas

Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 03 de agosto de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de Gláucia T. Chaves, Darci A. da Silva, Márcio C. Gonçalves e representando o Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais – CACS/UFMG, Luis Fernando de Barros Costa. Gláucia apresenta procuração do prof. José Jésus justificando sua ausência e nomeando-a sua representante nesta reunião. Silvia M. Pereira justificou sua ausência antecipadamente. Pauta: Organização e planejamento do CRS e do ERCCS e outros assuntos. Gláucia inicia fazendo a leitura da ata da reunião do MQSS/MG do dia 20/07/2009 e após, relata a realização da reunião em que foi estabelecida a parceria entre o MQSS/MG e o DCE e DA do curso de Ciências Sociais da PUC/MG, em 31/07/2009, na qual foram entregues os ofícios sobre o CRS e o ERCCS. O colegiado do curso de Ciências Sociais da PUC/MG também deverá ser contactado. Gláucia e Márcio assumem essa tarefa. A seguir, Gláucia informa o contato telefônico feito com o prof. Bebeto, coordenador do NESTH/UFMG, no qual também foram lançadas as bases da parceria entre o MQSS/MG e aquele núcleo de estudos e pesquisas em relação aos eventos citados, devendo ser encaminhado ofício visando oficializar o assunto. Gláucia ficou com essa tarefa. Darci se prontifica a fazer a entrega dos ofícios contendo as solicitações para a realização dos eventos junto ao colegiado do curso de Ciências Sociais da UFMG. Gláucia relata que Alzirene está em Montes Claros – MG, onde está fazendo a divulgação da associação MQSS/MG, juntamente com o CRS e o ERCCS, na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Visando atender a solicitação de Manoel Matias Filho, presidente da FNS, Gláucia e Márcio agendam para 06/08/2009, quinta-feira, reunião para encaminhar a programação do CRS e ERCCS. Sem mais a tratar eu, Márcio C. Gonçalves lavrei esta ata.



Ata de reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG.

No dia 20 de julho de 2009, às 19:00, na sala número 1623 do edifício Arcangelo Maletta, localizado à rua da Bahia, 1.148, centro, Belo Horizonte – MG, foi realizada mais uma reunião da Associação Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais – MQSS/MG, com as presenças de Gláucia T. Chaves, Silvia M. Pereira, Darci A. da Silva, Márcio C. Gonçalves e representando o Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais – CACS/UFMG, Pedro C. de Barros e Nikolas Mendes. Gláucia apresenta procuração do prof. José Jésus justificando sua ausência e nomeando-a sua representante nesta reunião. Pauta: Leitura de e-mail da FNS; organização e planejamento do CRS e ERCCS em MG; outros assuntos. Márcio procede à leitura do e-mail encaminhado por Manoel Matias Filho, presidente da FNS, em 14/07/09, com encaminhamentos sobre a organização dos eventos, sendo definido que novo e-mail deverá ser enviado a FNS visando identificar quem serão os participantes visitantes e quais as atividades definidas para os mesmos, com suas datas e horários. Márcio fica com essa tarefa. A seguir, Silvia aborda a necessidade de se fazer uma enquete na qual seja levantada, entre todos os contatos existentes, a disponibilidade de hospedagem voluntária para os participantes dos eventos, ficando com essa tarefa. Gláucia fala sobre a necessidade de se redigir ofícios (ofício padrão) aos diversos parceiros, entre eles, Colegiado do Curso de CS da UFMG: material de limpeza, CACS/UFMG: utilização do equipamento do auditório e disponibilidade de aparelhagem para realização de show musical, FAE/UFMG e DA PUC/MG: apresentação, NESTH/UFMG: palestrante, transporte e coquetel. No caso do NESTH/UFMG, Gláucia e Darci se disponibilizam em agendar e participar de reunião com o seu coordenador visando abordar esses assuntos. Sobre o transporte, Gláucia disponibiliza seu automóvel particular para os eventos, ficando de verificar a disponibilidade de mais um veículo através do NESTH/UFMG. Coquetel: Silvia e Gláucia assumem a tarefa de realizar pesquisa entre as empresas do ramo para identificar todas as necessidades para a sua realização. Por fim, procedeu-se a leitura individual das atas das reuniões do MQSS/MG dos dias 25 de maio, 08 de junho e 06 de julho de 2009, colhendo-se as assinaturas dos presentes nas mesmas. A ata da reunião do dia 22 de junho será apresentada por Gláucia na próxima reunião. Também foi repassado o carimbo da Associação MQSS/MG para Silvia visando a sua reprodução virtual. Sem mais a tratar eu, Márcio C. Gonçalves lavrei esta ata.



Não foi possível realizar cópia da Ata de 06/07 para divulgação no Blog.

sábado, 1 de agosto de 2009

Reunião MQSS-MG e NESTH_UFMG

Data: Segunda-feira 27/7
Hora: 18:30 - 20:15
Local: NESTH-UFMG, 4 andar do Predio da FAFICH, sala 4224
Rua: Antonio Carlos, Pampulha, UFMG
Cidade Estado CEP: Belo Horizonte
Telefone: 3409- 5069 ( NESTH)
Pauta: tratar de parceria para o Evento ERCCS e CRS entre MQSS_MG, FSN e NESTH.
Convite, para mesa, contrapartida, ao professor Carlos Roberto Horta e professor Michel Le Ven, coordenador e fundador do NESTH, respectivamente.

Conferência Boaventura Sousa Santos

Olá pessoal!
Sairam normas para inscrição na conferência do Boaventura de Sousa Santos no Minascentro no dia 04 de agosto, à noite. Aquel@s que desejarem participar, por favor, leiam as informações abaixo e divulguem.
Abraços.
Nilma


No dia 4 de agosto, às 19 horas, o Sinpro Minas vai promover uma conferência com o sociólogo Boaventura Sousa Santos, da Universidade de Coimbra. A entrada é franca e a inscrições devem ser feitas somente pelo Portal Sinpro Minas até o dia 3 de ag osto. Para se inscrever é necessário preencher o formulário on-line e retirar o convite numerado entre os dias 27/7 e 3/9, das 9h às 18 horas, na sede do Sinpro Minas, mediante apresentação de documento de identidade do titular da inscrição. É indispensável a apresentação do convite para ter acesso ao evento. Clique e inscreva-se. site:www.sinprominas.org.br

Programa Ações Afirmativas na UFMG
Faculdade de Educação - FaE /UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
Belo Horizonte/MG CEP: 31.210-901
Tel.: (31) 3409-6188