segunda-feira, 29 de junho de 2009

Diálogo MQSS e FNS

Colegas do MQSS-MG,

As notícias que chegam das Minas Gerais nos enchem de esperança viva e contentamento franco. Independente de se ter logo um sindicato estadual ou uma associação profissional, o mais importante é ver funcionando uma entidade séria, objetivando atender os sociólogos mineiros na peleja por espaço de atuação. Acreditamos no desprendimento expressado pelos membros do grupo e temos fé nas chances de sucesso da contenda que todos, juntos, encaramos pela causa.
Estamos atentos para ajudá-los no que estiver a nosso alcance, seja em relação ao formalismo da instituição, seja no que tange ao acontecimento que sugerimos efetivar neste ano. O desafio original está sendo vencido por vocês nas várias dimensões do problema, como nós já sabemos. O desafio extra que lhes propomos a pouco tende a ser solucionado por vocês, tanto pelas capacidades que se acham presentes na cidade, como pelos efeitos benéficos que os amigos já estão a vislumbrar.
Obstáculos existem, não convém ignorar. O grupo mineiro e os grupos semelhantes, por todo o país, sabem que sua identificação verifica-se no terreno da aplicação dos conhecimentos adquiridos. Sabem, por outro lado, que a transmissão dos conhecimentos científicos gera outro tipo de identificação, muitas vezes reativo ao primeiro. Cumpre aprendermos a lidar com essa particularidade e mantermos a nossa visão no futuro, quando o orgulho de sermos um decididamente circulará entre todos.
O tempo presente poderá, talvez, correr demais. Isto não deve, todavia, assustar aos colegas. Prazos convém existir e serem observados, mas a sua estipulação é coisa disponível para organizadores locais. Nada impede que sejam revistos e fixados noutra data, segundo entendimentos preliminares da associação com a instituição de ensino superior que ficar comprometda.
Assim devo lhes dizer: confiem no poder que o grupo detém e na beleza dos atos que estão firmemente praticando. Sinceras felicitações por isso. Curiosamente, poucas coisas permanecem na memória que formamos. O que vocês vêm fazendo pela classe é certamente uma delas.

Soc. Manoel Matias Filho
FNS

domingo, 28 de junho de 2009

Veto da Lei de Imprensa

A MORTE DO BOM SENSO (ENTRE OUTRAS MAZELAS...)

Infelizes dos sujeitos que rasgaram o bom senso e o jogaram ao léu. Só pra constar, um colega de trabalho que cursa Letras me jogou uma conclusão muito da ruim naquele ambiente, do tipo “agora seu curso não vale de nada, pois até eu mesmo posso ser jornalista”. Ao passo de eu responder: “ok, tenta a sorte”.

Mais do que nunca, o veto da Lei de Imprensa tornou-se um tiro no pé da democracia. Sim, por enquanto só no pé, porque há esperanças de dias melhores por vir, a partir do momento em que houver bom senso e pressão de outras instâncias jornalísticas. Caso contrário, fuzila-se a democracia e joga-se no lixo um profissionalismo de excelência acadêmica, dando margem aos charlatanismos e tecnicismos absurdos e de linguagem nada popular. Afinal de contas, o jornalista hoje é o grande intermediador entre a ciência e a linguagem do povo.

Imaginem a supressão das editorias: agora, a Economia ficará com economistas, o caderno de Informática com analistas de sistema, Cultura com os atores da Malhação, Esportes com jogadores de futebol... Sem a figura intermediária, o jornal tornar-se-á mídia para ninguém. Tiro no pé, ou melhor, na cabeça das bancas. Milhões e milhões em papel jogados no lixo sem mesmo terem sido sequer folheados ou remexidos. Um povo sem cultura e desprovido de saber. A volta dos jornais servindo apenas como papéis (anti)higiênicos e cobertores para moradores de rua; e baseado na releitura de uma sociedade, nem mesmo o cocô do cachorro da madame será digno para um jornal. Restará apenas a esperança acerca dos concursos públicos que ainda exigem diploma para o cargo de jornalista ou assessor de imprensa.

Imaginem o absurdo que teríamos se caso a tese do Ministro do Supremo Tribunal Federal se tornasse realidade. De acordo com ele, somente medicina, arquitetura e Direito (assim mesmo, apenas o Direito com letra maiúscula) devem ser exercidos apenas por graduados, pois o restante das profissões só trabalham diretamente com o intelecto. Pois bem, e o Direito, o que é, senão definições puramente do intelecto humano? A partir de agora, pois bem, vou começar a pedir a palavra em saraus dos grandes letrados da "Cadimia" Brasileira de Letras, definir novas regras de pontuação gráfica substituindo o acento agudo pelo smile depois da letra, darei entrevistas sobre a anatomia da espécie do tubarão milenar que vive nas profundezas do mar sem mesmo ter que pesquisar uma única linha sobre o assunto. Escreverei notícias sem o tradicional lead, cuspirei banalismos sobre a perda de razão pra ver no que é que dá. Serei um filósofo maldito, daqueles que
mostram apenas as possibilidades pessimistas para as piores realidades possíveis. Provarei por A mais B que um mais um é sempre mais que dois, concordando com o matemático Beto Guedes e contrariando a lógica. Projetarei prédios com base nos conhecimentos adquiridos através do software The Sims e entregarei na mão de um amigo arquiteto qualquer para assinatura e construção (que a Justiça, a partir de agora, também absolva o falecido Sérgio Naia). Registrarei a História da Era Pós-Pós-Moderna e poderei me tornar o único poderoso a deter o saber sobre a realidade atual. Valorizarei geografias e geologias mortas. Provocarei uma inquisição aos livros de Freud e Lacan, e abrirei um consultório com divã para novas experimentações baseadas em choques elétricos e tratamento de pacientes femininas à base do tamborzão do MC Créu. Plagiarei Karl Marx e me intitularei doutor em sociologia (com letra minúscula mesmo). Serei crítico de
arte, e começarei olhando diretamente para o artista para ver se Deus o fez com uma cara aceitável para o meu gosto (somente elogiarei diretamente as esculturas de gravetos feitas com massinha). Começarei a enviar currículos para diversos cargos: major da polícia, engenheiro elétrico, cadete do ar, chefe de cozinha (e eu nem sei cozinhar), químico industrial, programador visual, controlador de vôo, presidente da Google Brasil, mastro da Orquestra Sinfônica, agente de turismo, domador de leões, cardeal-arcebispo, administrador de shopping center, professor de qualquer-coisa- que-apareç a-para-lecionar (com experiência comprovada em quatro cadeiras distintas), dentista/odontó logo, diplomata, reitor de universidade e, principalmente, Ministro das Comunicações ou mesmo do Supremo Tribunal Federal. Tudo isso, somente com um diploma de tecnólogo em webdesign, e cantando o refrão de um grande sucesso de Raul Seixas: “eu sou... a mosca na
sopa...”

Continuo depois.

BERNARDO CAHUÊ*. Publicado no blog http://vagaspassage ns.blogspot. com

*Estudante de Comunicação Social.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ata da segunda reunião do mqss da nova fase

Ata da reunião do Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais- MQSS-MG.

No dia 8 de Junho de 2009, foi realizada 2ª Reunião da Nova Fase do Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais - MQSS-MG, com as presenças de Márcio César Gonçalves, Professor Jésus, Dr. Darci e Gláucia Chaves, tendo como pauta a continuidade das ações do MQSS-MG. Ausências justificadas: Silvia Mara, Túlio Bahia Alves. A reunião teve inicio às 19h, na sala do Dr. Darci. Ele entregou a Gláucia, para que o guarde, o livro-ata do MQSS-MG do ano 2007. O referido livro-ata foi deixado por Fernanda Flávia no escritório do Dr. Darci no dia 21 de maio do corrente ano e não foi conferido por ele. Com a palavra, Márcio César reforçou a necessidade de termos o Blog como meio de comunicação entre a entidade MQSS-MG e os estudantes e recém-formados em Ciências Sociais. Com a palavra, Gláucia se prontificou em produzir material tipo cartazes e panfletos, tão logo se tenha o Blog, para junto aos estudantes realizar o chamado de participação para este Movimento. Com a palavra, Márcio César reforçou a importância de o Dr. Darci aceitar o convite para inclusão do seu e-mail no grupo de discussão virtual do MQSS-MG e, ainda, insistiu no envio de resposta ao Sr. Manoel Matias. Com a palavra, Dr. Darci assume o compromisso de trazer para a próxima reunião o e-mail impresso do Sr. Manoel Matias a propósito da criação da comissão de discussão do ensino de sociologia. Gláucia assume a tarefa de encaminhar as duas atas: a do dia 25 de maio e esta. Márcio César assume a tarefa de pesquisar sobre a criação de Blogs, no intuito de ajudar Silvia Mara na sua tarefa de criação do que planejamos. Ao final da reunião, seguem-se os encaminhamentos para a próxima: ocorrência, conforme combinado, quinzenal e na sala do Dr. Darci, não havendo imprevistos; trazer já pronta a proposta do Blog. Gláucia trará esboço de material de comunicação do MQSS-MG e esboço de carta “Notícias de Minas” ao Sr. Legeune do SINSESP/FNSB. Sem mais, eu, Gláucia Teixeira Chaves, secretariei a reunião e dela lavrei esta ata. Belo Horizonte, 8 de Junho de 2009.

Ata da primeira reunião da nova fase do mqss

Ata da reunião do Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais- MQSS-MG.

No dia 25 de Maio de 2009, foi realizada a 4ª Reunião e a 1ª da Nova Fase do Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais - MQSS-MG, com as presenças de Márcio César Gonçalves, Professor Jésus, Silvia Mara, Jefferson Fernandes e Gláucia Chaves, tendo como pauta a continuidade das ações do MQSS-MG. Ausência justificada: Túlio Bahia Alves. A reunião, marcada para às 19h, na sala Dr. Darci, teve inicio às 19h30, porque os membros tiveram que se deslocar para se reunirem noutro local. Conforme acordado em reuniões anteriores, sempre que houvesse algum impedimento para realização da reunião na sala do Dr. Darci, os membros poderiam se reunir eventualmente na sala do apt.º do Professor Jésus. A integrante Silvia Mara, do seu celular, ligou para Dr. Darci e foi por ele informada de que ele se encontrava em viagem no município de Mantena, portanto, impossibilitado de estar presente. Segundo Dr. Darci, ele escreveu uma mensagem virtual na qual informava do imprevisto. Então, os integrantes se deslocaram para a sala do apartamento do professor Jésus, também situado na Rua da Bahia. Com a palavra, Silvia Mara informou a todos sobre as congratulações e pedidos de esclarecimentos recebidos via telefone, no domingo, dia anterior à reunião, por parte do Sr. Manoel Matias, presidente da FNS. Em vista disso, o grupo elaborou uma resposta coletiva de agradecimento e, sobretudo, para reforçar a continuidade da parceria entre FNS e MQSS-MG. Com a palavra, Márcio César salientou a necessidade de chamada para uma nova eleição do MQSS-MG e, também, para a indicação de novos representantes, nessa Nova Fase, junto ao nosso parceiro FNS, tão logo nos reestruturemos. Seguindo nosso principal ponto de pauta, todos concordaram com a recriação do nosso site, decidindo também que adotemos um Blog. Com a palavra, Jefferson Fernandes se prontificou a contribuir para a feitura do Blog e a trocar informações com Silvia Mara, que será a responsável pela manutenção/atualização do Blog Nova Fase do MQSS-MG. Gláucia manifestou que dividirá a moderação do grupo virtual com Silvia Mara. Ao final da reunião, à integrante Silvia Mara coube a tarefa de criação do Blog Nova Fase do MQSS-MG, devendo fazê-lo o mais rápido possível, e de contactar a Sr.ª Myrtô pessoalmente para dela receber os arquivos documentais e notas pertinentes ao MQSS-MG e que estão ainda na sua posse, uma vez que a Sr.ª Myrtô não se manifestou, até esta data, sobre o assunto. Sem mais, eu, Gláucia Teixeira Chaves, secretariei a reunião e dela lavrei esta ata. Belo Horizonte, 25 de Maio de 2009.

sábado, 13 de junho de 2009

Convite da FNS

Ofício 7409
Ilustríssimos Integrantes da
Associação “Movimento da Questão Sindical dos Sociólogos em Minas Gerais”
Via Internet


Caros Colegas,

Esta entidade sindical representativa dos sociólogos no Brasil, cumprindo com sua missão institucional (Estatuto, art.s 2º e 3º), realiza desde o ano de 1979 o CONGRESSO NACIONAL DOS SOCIÓLOGOS e promove, em paralelo, o ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, percorrendo os estados onde a categoria possui um de seus doze sindicatos profissionais .

Por decisão dos delegados sindicais reunidos no XIV Congresso Nacional dos Sociólogos , foi criada a série nomeada de CONGRESSO REGIONAL DOS SOCIÓLOGOS e a série nomeada de ENCONTRO REGIONAL DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, a percorrerem, preferencialmente, os estados onde a categoria profissional carece de uma entidade representativa dos sociólogos.

Como sabemos, o seu estado possui uma nova entidade associativa, graças aos esforços heróicos de algumas lideranças, a quem rendemos as maiores homenagens. A realização do evento é uma oportunidade de mobilizar um número expressivo de sociólogos na região, dando visibilidade à instituição e ao trabalho que seus líderes desenvolvem. Através dele, graduados, professores e graduandos poderão discutir os problemas inerentes à formação acadêmica e, notadamente, ao campo de atuação profissional com as particularidades do seu lugar.

Por isso, viemos convocar essa equipe para a organização in loco de um CONGRESSO REGIONAL DOS SOCIÓLOGOS, paralelo a um ENCONTRO REGIONAL DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, nos termos sugeridos no adendo. De acordo com a proposta, sujeita a adequações que forem necessárias, o evento conjunto se voltará especificamente para discussão de uma área temática onde os profissionais da Sociologia podem e desejam atuar.

Na expectativa de contar com a vossa cooperação nesta oportunidade, solicitamos que seja feita a aproximação com a universidade federal e seja confirmada a parceria, com resposta afirmativa a esta correspondência, no máximo em uma semana, pelo fax (84) 3206-9656 ou pelo e-mail presidencia@fns-brasil.org.

Registrando aqui nossa expressão de melhor apreço,
Somos,

Soc. Manoel Matias Filho
Presidente

Cronograma do Congresso

PLANO DE ORGANIZAÇÃO
CONGRESSO REGIONAL DOS SOCIÓLOGOS E
ENCONTRO REGIONAL DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS


CALENDÁRIO
Local Data
Chaves da Sociologia para a Assistência Social Minas Gerais* 23-25 setembro 2009
Chaves da Sociologia para a Geração de Renda Distrito Federal 21-23 novembro 2009
Chaves da Sociologia para o Planejamento Urbano Amazonas 17-19 março 2010
Chaves da Sociologia para o Meio Ambiente Paraíba 11-13 agosto 2010
Chaves da Sociologia para a Segurança Pública Espírito Santo 17-19 novembro 2010
* O evento de Belo Horizonte já conta com a participação do min. Patrus Ananias

INCUMBÊNCIAS

Federação: Projetos, Programa, Cartazes, Folderes, Baneres, Faixas, Pastas, Crachás,
Convites, Ofícios, Secretaria Executiva, Passagens Interestaduais.
Associação: Auditório, Equipamentos, Decoração, Cerimonial, Shows, Divulgação, Inscrições,
Hospedagens (17 diárias), Traslados (7 pessoas), Coquetel, Certificados.

RECEITAS

Em prol da tesouraria da Associação.

PROGRAMAÇÃO
Parte profissional Parte acadêmica
1º dia, Quarta Manhã Credenciamento Credenciamento
Tarde (show) Abertura Abertura (7+2visitantes)
Noite (coquetel) Conferência Conferência (3+1visitante)
2º dia, Quinta Manhã Mesa debate (3+1visitante)
Tarde Mesa debate (3*+1visitante)
Noite Mesa debate (3*+1visitante)
3º dia, Sexta-feira Manhã Mesa debate (3+1visitante)
Tarde (show) Encerramento Encerramento (3+3integrantes)
Noite
* Nomes e temas escolhidos pela organização local.

De acordo,

_______________________________
Associação